sábado, 29 de dezembro de 2012

Apresentação

Curso popular “UP” é uma iniciativa de universitários das Universidades Federais de Pelotas e Rio Grande (UFPel – FURG) e faz parte de um dos maiores programas de extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O Programa de Auxílio ao Ingresso no Ensino Técnico e Superior (PAIETS), coordenado pelo Professor Dr. Vilmar Pereira, é composto por diversos cursos localizados na cidade de Rio Grande e nas cidades de São José do Norte e Santo Antonio da Patrulha, que a partir da perspectiva da Educação Popular tem como objetivo ser um espaço de formação para o ingresso nos ensinos técnico e superior, tendo por foco o exame nacional do ensino médio (Enem). O nome Up faz referência à palavra proveniente do inglês, significando “elevar-se”, “crescer”.

Justificativa
Em virtude de a comunidade leonense encontrar dificuldades de deslocamento, seja por custo e/ou horário, o curso popular Up traz a possibilidade de engrandecer o município com um meio até então inexistente na cidade. O curso acontecerá de forma gratuita, auxiliando os leonenses mais financeiramente desprovidos a atingir o êxito, conquistando um patamar educacional mais avançado e, consequentemente, aumentando o nível de graduados na cidade. Anteriormente, em nossa cidade, houve experiências como esta que demonstraram bons resultados confirmando a necessidade de recuperar essa iniciativa. A proposta é que o curso popular aconteça no bairro Jardim América, levando em consideração o número de habitantes, procuras e gastos.

Objetivo Geral
O Curso Popular Up tem por objetivo proporcionar um ambiente no qual todos os educandos sintam-se acolhidos, preparando-os para prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a maioria das universidades utiliza como critério para o ingresso, além de ser uma das formas de conclusão do ensino médio.

Objetivos Específicos
·Up, o Curso Popular se propõe a ser um espaço democrático, proporcionando aos educandos um ambiente de estudo acolhedor.
·Fomentar a criticidade dos educandos referente aos assuntos da atualidade.
·Trabalhar a partir da realidade respeitando os saberes dos educandos.
·Proporcionar o contato com as manifestações artísticas que contribuirão para a construção de um conhecimento interdisciplinar.

Coordenação
            A coordenação é composta inicialmente por três acadêmicos das Universidades Federais de Pelotas e Rio Grande: Igor Vianna (universitário da UFPel no curso de Ciência da Computação); Luana Jacobsen (universitária da UFPel do curso de Letras licenciatura) e Douglas Ferreira dos Santos (universitário da FURG do curso de História Licenciatura).  

Equipe de Professores e Profissionais colaboradores
            Para que seja possível a realização dessa ação é preciso o comprometimento e o serviço de voluntários de diversas áreas. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes